No começo do mês de outubro, a AMD apresentou oficialmente a sua nova linha de processadores baseados na microarquitetura Zen 3, com a chegada dos novos Ryzen 5000. Sendo o topo dessa série de lançamentos, o Ryzen 9 5950X promete colocar novamente a empresa no topo do ranking de desempenho entre os CPUs para jogos, e novos resultados demonstram um pouco mais da capacidade dessa nova arquitetura.

Recentemente, o famoso leaker @TUM_APISAK encontrou na base de dados da ferramenta CPU-Z, utilizada para informar o usuário sobre as especificações do computador, um teste de benchmark realizado em um Ryzen 9 5950X, mostrando que o processador conseguiu atingir um impressionante clock de 5,9 GHz.

O teste, que foi realizado pelo usuário Darklord, chama ainda mais a atenção pelo fato de que todos os 16 núcleos do processador atingiram a marca de 5,9 GHz. Para realizar esse overclock, ele configurou o multiplicador do processador para 59x, além de definir a tensão da CPU para 1,656 V.

Claro, para atingir essa marca, Darklord não deve ter utilizado um método de resfriamento convencional, como um air cooler. A julgar pelo clock atingido e pela tensão configurada, é possível que o overclocker tenha alcançado essa marca através de um arrefecimento por nitrogênio líquido.

Clique Aqui para ler artigo completo.